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Dicas de Emagrecimento Usando a Farinha da Beringela

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Existem várias dicas de emagrecimento e esta é mais uma que você não pode perder. Dicas de Emagrecimento usando a Farinha da Beringela.




Um estudo realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro comprovou que a berinjela, em forma de farinha, é uma forte aliada na hora de emagrecer.


A Beringela é rica em ferro, cálcio, vitamina A e fibras e agora dizem que a farinha ajuda a afinar a cintura e diminuir o colesterol.


O laboratório de nutrição da UFRJ juntou um grupo de mulheres entre 45 e 55 anos todas com sobrepeso. As que adicionaram à dieta quatro colheres de sopa da farinha diariamente perderam 6 kg em 2 meses, o dobro do que perdeu o grupo que não ingeriu o produto. Além disso, também houve diferenças na perda de medidas da cintura e do quadril.


Receita da nutricionista Ludmila Milken


Modo de preparo da farinha


A berinjela tem que estar com estrutura firme e com cascas bem brilhantes. Não deve conter nenhum furinho, pois é sinal de lagarta. As berinjelas amolecidas, enrugadas e opacas já estão velhas e perdem um pouco das suas estruturas nutricionais.


Em uma fôrma, coloque 1 quilo de berinjela com casca e cortada em fatias. Em seguida, leve ao forno a uma temperatura de 200ºC por cerca de duas horas e 15 minutos ou até o legume ficar crocante e ressecado. Agora, triture a berinjela desidratada no processador ou no liquidificador até virar pó. O produto deve ficar com aparência parecida com a da farinha de mandioca.


- Rendimento: 100 gramas
- Consumo: Até quatro colheres de sopa no dia podendo distribuir nos horários: café da manhã, café da tarde e ceia


- Armazenamento: guarde a farinha em um pote bem vedado, em local arejado e longe da luz. Pode ser na geladeira
- Validade: até um ano


Sugestão de dieta


Café da manha - 7h
- Leite de vaca desnatado – 200ml
- Farinha de berinjela – uma colher de sopa cheia (batido no leite como vitamina)
- Banana – uma unidade média 
- Pão de forma de preferência integral – uma fatia padrão
- Margarina – duas pontas de faca
- Café sem açúcar – uma xícara


Colação – 09h30
- Iogurte desnatado sabor da preferência
- Farinha de berinjela – uma colher de sopa (acrescido no iogurte)


Almoço - 12h30
- Salada verde à vontade
- Arroz - duas colheres de sopa cheia ou uma colher de servir arroz;
- Feijão cozido – uma concha pequena rasa 
- Legumes refogados (cenoura, vagem, berinjela) - um prato de sobremesa nivelado
- Frango ou pescada temperado com alecrim, salsinha e cebolinha – uma unidade média 
- Sobremesa: uma fatia de melancia


Lanche da tarde - 15h30
- Suco de abacaxi com hortelã ou sabor da preferência – 200ml
- Farinha de berinjela – uma colher de sopa cheia (adicionada no suco)
- Torradas integrais – duas unidades
- Requeijão light – duas pontas de faca para cada unidade


Jantar - 18h30
- Frango grelhado ou peixe grelhado
- Purê de abobora cambutiã
- Salada à vontade (repolho ralado com rodelas de rabanete e tomate cereja) temperada com azeite extra virgem
- Berinjela gratinada com fios de queijo branco
- Sobremesa: gelatina diet


Ceia - 21h30
- Iogurte natural desnatado – 200ml
- Frutas picadas (maça e mamão)
- Farinha de berinjela – uma colher de sopa (acrescido no iogurte)


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